segunda-feira, 22 de abril de 2013

Montagem da eletrônica

Depois de algum tempo sem atividade, voltei a trabalhar na minha Tantillus.

Para os interessados, o que aconteceu é que comecei a ter concorrência entre a minha MesaXYZ que ainda tinha uns probleminhas e a nova Tantillus. Tomei a decisão de deixar a outra mais estável e funcionando 100% antes de continuar com uma nova. Agora que a impressora está realmente funcionando bem, posso me dedicar à nova.

E próxima etapa foi montar a eletrônica. A versão original da Tantillus tem a eletrônica do lado de dentro, eu não gostei porque fica muito apertado e de difícil acesso. Como consequência, acaba logo virando uma bagunça.

Também quero usar a Gen7BR, que ajudei a desenvolver, para poder ter uma experiência mais íntima e descobrir problemas que possam existir.

Fiz uma placa traseira com as mesmas Largura e Altura da impressora, articulada embaixo.

O acesso fica bem mais fácil com a eletrônica toda exposta.

O fundo é de 3mm e as laterais são de 6mm para dar mais rigidez ao conjunto (principalmente na região da dobradiça) e estão presas com arafusos autoatarrachates pequenos.

O conjunto da eletrônica fica por trás da impressora e ocupa muito pouco espaço quando fechado.

A placa é de PVC branco de 3mm, nela que ficam montados todos os componentes eletrônicos.

Em cima fica fixada apenas por um imã.
Redesenhei o canto inferior para servir também de apoio e dobradiça. Também está fixado por dois parafusos internos que o canto original não tinha.

Progressivamente vou redesenhar todas as peças no OpenSCAD para serem mais fáceis de reconfigurar e ajustar. Também fiz a peça com paredes um pouquinho mais espessas para ter uma peça mais robusta e, principalmente,  mais fácil de imprimir.



A minha conexão com o PC tem que ser longa, a impressora não fica sempre ao lado do PC.

Na MesaXYZ tive muitos problemas com cabo USB muito comprido. Resolvi o problema fazendo um conversor USB perto do PC com um driver e filtro próprio para um cabo longo.

O sinal não é +12/-12V como na norma RS232, então resolvi usar um conector diferente para evitar confusão. Esse conector (DIN, 5 pinos, com rosca) é também muito confiável.

O conversor tem ISOLAÇÃO GALVÂNICA com acoplador ÓTICO. Meu notebook é muito caro para arriscar que queime se algum fio encostar onde não deve.

Desta vez refiz uma placa própria, já com os buffers inclusos.
a montagem ficou numa caixinha que desenhei e imprimi para ficar no meio do cabo (bem perto do PC). O chip FT232R está por baixo da placa.

A alimentação de uma parte é fornecida pela própria impressora e da outra pela USB. Cada Led verde indica uma das fontes...

Para os interessados, os esquemas estão aqui e aqui em PDF.



A eletrônica já está montada, com a fonte, a placa Gen7BR e os buffers+filtros da Serial.
A fonte é de 12 Volts 12.5 amperes, como a área útil de impressão é 100x100mm o consumo da mesa será muito menor também.

A Serial já está funcionando, o BootLoader gravado e a programação do Repetier funciona.

Agora só faltam ligar os fios e configurar o firmware para ela começar a funcionar.

NOVO: Me perguntaram da posição da Fonte....
A placa da eletrônica está em baixo, mais perto da dobradiça porque tem muito mais fios para interligar, assim deve ficar tudo mais organizado. A Canaleta (cinza) vai servir para esconder alguns excessos de fios e o Cooler está direcionado direto sobre os Pololus.
A fonte fica em cima para não gerar calor na eletrônica, ela não é muito pesada e a estrutura lateral é forte o bastante para isso.