quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Unboxing do kit de peças

Para quem não conhece, a Tantillus é um modo de impressora 3D, da família RepRap.

As impressoras evoluíram muito ao longo destes últimos anos e uma impressora bastante revolucionária foi a Ultimaker, a grande diferença era a velocidade e qualidade que desta máquina com alguns aspectos básicos completamente diferentes.
Eu, pessoalmente, considero a Tantillus um "Reinvenção" da impressora baseada nesses mesmo conceitos, mas com um enfoque mais moderno e mais aberto. Tem muito menos peças e muitas peças impressas e existe uma versão feita apenas com peças impressas. O autor, conhecido como "Sublime", já é ativo na comunidade há tempos.

As vantagens da Tantillus são principalmente:

  • Compacta e portável. Infelizmente isso também quer dizer área útil menor, 10x10x10 cm. Mas o projeto é facilmente ampliável trocando apenas as laterais e alguns eixos.
  • Extremamente rápida. Movimentos podem chegar até 300mm/s se bem que impressões não podem ser tão rápidas. Isso se deve principalmente por ter a menor massa possível em movimento.
  • Altíssima qualidade de impressão. A resolução mecânica teórica é pouco melhor que a Prusa, mas a vibração (menor massa), as folgas (cabo) e o atrito (eixos que giram) são muito menores. As imagens que eu vi até agora são impressionantes.

Há poucos meses atrás foi lançada uma campanha de financiamento no Indiegogo para o primeiro lote de Tantillus da comunidade. Infelizmente não foi um sucesso como eu esperava, mas consegui comprar um kit de peças. Optei pelo corpo de acrílico que é muito mais bonito e talvez mais resistente, e comprei também as peças mecânicas que seguramente seriam muito difíceis de comprar aqui.



Apesar de ter optado por um frete mais barato possível, chegou ontem meu pacote, bem antes do previsto e felizmente liberado pela alfândega. Foi difícil, mas eu consegui segurar a ansiedade de desmanchar o pacote até fazer este vídeo:





Também já comprei a maioria das outras partes não inclusas no kit de peças.

O Hot-End, Bico Aquecido, tem que ser o J HEAD porque é o menor que existe.
Esse bico é muito bom e extremamente difícil de fabricar.
A eletrônica também é minúscula: uma placa Sanguinololu.

Usa drivers Pololu "normais", se bem que comprei de outra fonte.

Tem um ATmega1284P onboard e portanto também dispensa o Arduino.
Os motores menores para os XYZ (usa só um no Z) são de impressoras Epson, consegui com o Paulo Fernandes, e um motor maior é reservado para o Extruder.

Não tenho certeza das especificações de cada motor, espero que sejam adequados.



Agora faltam as peças impressas que pretendo fazer com minha própria impressora Mesa XYZ. Como ela está passando por um upgrade no momento vou precisar de muita paciência...